• Investimento em plano de expansão traz retorno positivo e faz escola de idiomas dobrar o número de unidades em relação ao ano passado

• Apesar do período de instabilidade, as pessoas continuam investindo em educação e priorizam não só a qualidade, como durabilidade e compromisso

• Centro Britânico dribla crise e conquista crescimento na maioria de suas unidades

Setembro de 2015 – A consciência de que educação é primordial para alcançar o sucesso profissional, tem feito com que escolas de idiomas e cursos superiores ganhem cada vez mais alunos. Isso movimenta o setor e atrai empreendedores que buscam investimentos estáveis.

Por isso a escola de idiomas Centro Britânico (www.centrobritanico.com.br), decidiu investir na contratação de alguém responsável pela expansão de franquias. O objetivo era fazer com que a rede não sofresse com os reflexos da crise e continuasse atendo a demanda de alunos. E ao que tudo indica, deu certo. Foram inauguradas três unidades este ano e uma está em processo de abertura, ao comparar com o ano de 2014, o crescimento foi mais que o dobro.

Além disso, os franqueados comemoram o crescimento de aproximadamente 70% em número de alunos e faturamento, “nossa unidade foi reinaugurada em maio e hoje, quatro meses depois atingimos o número de 350 alunos, praticamente o dobro comparado a dezembro de 2014”, relata Vera Novo, franqueada da unidade Guarulhos.

Por causa de uma maior dificuldade na obtenção de recursos financeiros e o aumento repentino no custo de vida, a população brasileira está mais exigente na hora de decidir gastos e investimentos. No caso dos cursos de inglês, as pessoas estão ainda mais rigorosas em busca de qualidade e durabilidade, pois as promessas dos cursos de curto prazo, já foram insuficientes para muitos executivos como é caso de Mauricio Martiniano, ex-aluno da rede de idiomas que conquistou vaga em uma empresa global, por causa de sua fluência no inglês. “Eu acredito no formato duradouro unido a força de vontade. Claro que na maioria dos casos o lado financeiro é um limitador, mas o aprendizado do inglês nada mais é do que um investimento e quem almeja conquistar bons cargos profissionais deve considerar em primeiro lugar o método de estudo oferecido, pois só assim ele vai conseguir base o suficiente para estudar e conseguir consumir ao máximo todas as oportunidades de desempenho, para enfim colocá-lo em prática no seu dia a dia de trabalho”.

Para ir na contramão dessas promessas, o Centro Britânico (www.centrobritanico.com.br), fortalece seu conceito com base no “Quadro Comum Europeu”, um guia para escola de idiomas que garante que o nível de fluência é válido não só na instituição como no mundo todo, “São poucas as escolas que trabalham com esse indicador e ele é fundamental para que o aluno tenha clareza dos objetivos a serem atingidos”, afirma Bruno Gagliardi, direto do Centro Britânico.

Cenário: Segundo dados divulgados no início deste ano pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, entre os segmentos de destaque com maior crescimento no setor de franquias, principalmente em relação aos índices de faturamento, estão os negócios relacionados a educação e treinamentos, que embora apresente projeção mais baixa, em virtude da crise econômica que o país atravessa, ainda tem um crescimento esperado de 9% para o ano em vigor.

• Camila Callegarette

• Luciana Antão

A instituição é homologada e chancelada por Cambridge English Language Assessment, como centro preparatório e aplicador de exames internacionais no Brasil. Desde 2008 atua no sistema de franquias e atualmente, conta com mais de 30 unidades espalhadas por São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro, oferecendo aulas de inglês internacional, espanhol, alemão, italiano e francês.